sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é a Cientologia?

Cientologia

A cientologia é uma seita religiosa fundada na década de 1950 pelo escritor L. Ron Hubbard.

Hubbard era autor de livros de ficção científica e de auto-ajuda. Um de suas obras mais conhecidas é "Dianética", que ficou entre as mais vendidas nos Estados Unidos por 40 anos.

Prega que os homens são a reencarnação dos espíritos de extra-terrestres (thetans) que habitaram a Terra há 75 milhões de anos. Eles foram exilados do planeta por um maligno líder intergaláctico chamado Xenu. Ao serem mortos, as almas dos ETs ficaram vagando até ganharem — a contragosto — a forma humana. Nesse processo, perderam a consciência de sua imortalidade. Isso os impediu de continuar evoluindo.

Para se libertar das travas espirituais, a cientologia propõe uma série de cursos que levariam ao domínio completo da mente. Também diz que a humanidade armazena em sua mente tudo de ruim que já lhe aconteceu, convertendo em problemas como ansiedade e depressão.

Também combate o uso de remédios e da psicologia para a cura de doenças psicológicas. Ironicamente, a autópsia feita em Hubbard após a sua morte em 1986 acusou uma grande quantidade de calmantes em seu organismo.

Segundo seus líderes, a seita possui 8 milhões de seguidores em 150 países, inclusive o Brasil. Entre eles estão grandes astros do cinema como John Travolta, Juliette Lewis e Tom Cruise.

Na década de 1990, o norte-americano John Noah Lottick pulou do 10º andar de um hotel em Nova York, nos Estados Unidos. Ele levava nas mãos 171 dólares. Esse era todo o dinheiro que havia lhe restado depois de doar sua conta bancária para a cientologia.



Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário: